25 de setembro de 2012

A Filosofia da Educação

Quando observado a estrutura da disciplina "Filosofia" ensinada nas escolas atualmente, em minha concepção, percebe-se graves falhas em sua estrutura metodológica. Para explanar tais falhas, Inicialmente valho-me do objetivo principal desta disciplina: "Ensinar os Alunos Brasileiros (e me apego ao conceito de alunos enquanto seres sem luz) a pensar (se é que é possível ensinar um ser humano a pensar)". Aliás, segundo esta disciplina e sua colega sociologia seus objetivos são fazê-los (os alunos) aprenderem a pensar de forma crítica.
Pois então, valho-me do óbvio: como pode um ser/instituição intitular a outra pessoa como O "Sábio" e forçar (sim a palavra é essa) pessoas a aceitarem aquela ideia como a certa? Será que um indivíduo pode mesmo arbitrar o que é ser sábio? O que é correto? O que devemos aprender? Me pergunto como pode um indivíduo ser arrogante a tal ponto.
Mas sabe o que mais impressiona? O fato das instituições/indivíduos renegarem o direito individual de cada um impondo o que é certo, sem se quer se importar com o que o outro pensa sobre esse "certo e errado", sem levar em consideração o que ELE considera certo e errado. Simplesmente apresenta um conceito pré-definido, um conceito PRONTO e quer que ele assuma como verdade?!
Sinceramente eu não compreendo. E não que eu esteja tentando desmerecer tal disciplina de altíssimo valor antropogênico, não! Eu não estou fazendo isto. O que eu estou fazendo é uma crítica a forma como esta disciplina é abordada. Será que estes professores que tanto falam de Sócrates nada aprenderam com este?
Será que o indivíduo através de já tão consagrada Maiêutica não poderia chegar as suas próprias conclusões? Sejam elas filosóficas e/ou ideológicas? Será que não são capazes de efetuar um julgamento? De definir, em suas concepções, o que é certo e errado?
Me parece que a sede por "filosofar" fez dos nossos filósofos sofistas denominados "professores" desaprenderem o verdadeiro conceito de Filosofia. O Verdadeiro conceito de Filosofar. Me parece até que eles esqueceram o conceito de Ensinar.

Infelizmente, Me parece que Sim.